1. Num período de quatro anos, entre 2006 e 2010, o fotógrafo Alec Soth percorreu as montanhas da Carolina do Norte e áreas remotas do Kentucky à procura de homens cujas angústias refletiam seus próprios anseios. Em comum, todos tinham o desejo incontido de liberdade e isolamento. Soth retratou com beleza personagens que se abstiveram do convívio social, acreditando que o sentido da vida estava na solidão em meio à natureza.  

    As imagens serviriam de ilustração pro Broken Manual, livro que Lester B. Morrison, alter-ego de Soth, escreveu ainda na fase de pesquisa do projeto. No manual, Morrison/Soth dá dicas de como criar disfarces ou alterar a identidade. É um guia prático, que ensina o leitor a evaporar do resto do mundo sem deixar traços. 

    Na Sean Kelly Gallery, Broken Manual é também o título da exposição dessa série de trabalhos de Soth. Além dos livros e das fotos, é possível conferir Somewhere to Disappear, documentário que registra a busca de Soth por seus modelos. Apesar de ser um tanto mágico desvendar o processo criativo do artista,o filme diminui a pungência do projeto, e acaba explicando o que as impressões apenas sugerem. O que era pra ser misterioso e surpreendente, acabou se revelando óbvio.

    Sean Kelly Gallery, até 11 de março.

     
  1. photolia likes this
  2. minusmanhattan likes this
  3. frankath posted this